Na quinta-feira (1), Gabriel Medina garantiu uma vaga nas semifinais do torneio masculino de surfe dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao vencer João Chianca, o Chumbinho, com um placar de 14,77 a 9,33 nas ondas de Teahupoo. Demonstrando toda a sua habilidade e experiência, o tricampeão mundial de surfe dominou a bateria desde o início, obtendo duas excelentes notas: 6,67 e 8,10.
Apesar de o mar não estar nas melhores condições, Medina não se deixou abalar e mostrou a agressividade que lhe é característica, colocando pressão sobre Chianca logo nos primeiros minutos. João Chianca, por outro lado, encontrou dificuldades para igualar a performance de Medina, conseguindo sua melhor nota, um 4,83, que não foi suficiente para ameaçar a classificação do tricampeão.
Após a vitória, Medina falou sobre a satisfação de competir em Teahupoo, uma de suas ondas favoritas:
“Fico feliz só de entrar na água aqui, e hoje foi uma bateria importante contra o João, que é meu amigão. Estou feliz de estar na semifinal”.
Sobre as condições do mar, Medina expressou otimismo:
“Hoje lidamos com o vento e o tamanho das ondas, que diminuiu bastante, mas a previsão é que melhore para as semifinais. Acredito que teremos melhores condições no sábado”.
TATIANA WESTON-WEBB NA SEMIFINAL FEMININA
O Brasil também garantiu presença na semifinal do surfe feminino com Tatiana Weston-Webb, que venceu a espanhola Nadia Erostarbe por 8,10 a 6,34. Tatiana já havia mostrado sua força ao eliminar a norte-americana Caitlin Simmers, atual número um do mundo.
Tatiana enfrentará a costarriquenha Brisa Hennessey na próxima fase, após Hennessey superar a brasileira Luana Silva por 6,37 a 5,47, impedindo uma semifinal totalmente brasileira.
“Estou me sentindo ótima com a classificação para a semifinal. Encontrei condições difíceis no mar, mas consegui mostrar meu surfe e avançar”, declarou Tatiana Weston-Webb.
Com Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb avançando para as semifinais, o Brasil continua firme na disputa por medalhas no surfe dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.