O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou uma declaração nesta segunda-feira, elogiando a atual política monetária do Brasil e pedindo a continuação de uma abordagem orientada para o futuro e baseada em dados.
O FMI considera que a política monetária atual adotada pelo Brasil é "apropriada", levando em conta a "lenta redução do núcleo da inflação no Brasil e as expectativas de inflação ainda acima da meta". O relatório foi resultado de uma consulta com o Brasil.
O relatório também observou que a inflação geral no país tem apresentado uma rápida redução desde o pico atingido no ano passado.
Diante desse cenário, o FMI destaca a importância de uma abordagem focada no futuro, considerando os desafios da inflação e a necessidade de manter uma política monetária embasada em dados econômicos e indicadores. A ênfase na continuação de uma estratégia de longo prazo é vista como crucial para garantir a estabilidade e o crescimento sustentável da economia brasileira.
As considerações do FMI podem influenciar as decisões econômicas e políticas do Brasil, sendo um ponto de atenção para o governo e demais agentes econômicos, bem como para os investidores e observadores internacionais.