Matérias
Mundo

Falece Joan Jara, bailarina e ativista chilena, aos 96 anos

Joan Jara, renomada bailarina, escritora e ativista política, faleceu no domingo (12) aos 96 anos

Escrito por
Thiago Freire
November 14, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

No domingo (12), faleceu aos 96 anos Joan Jara, renomada bailarina, escritora e ativista política. Nascida em Londres em 1927 com o nome de Joan Turner, ela iniciou sua carreira como bailarina na companhia Ballets Jooss, apresentando-se em diversos países europeus. Seu primeiro casamento foi com o ator chileno Patricio Bunster, e o casal mudou-se para Santiago em 1954.

Em 1960, Joan Jara casou-se com o cantor, compositor, folclorista e dramaturgo chileno Víctor Jara, com quem desenvolveu projetos culturais e políticos durante a década de 1970. Após o golpe de Estado chileno em 1973, que resultou na morte de Víctor Jara, Joan escapou da prisão com a ajuda da embaixada britânica e mudou-se para Londres, onde permaneceu até meados dos anos 80.

De volta ao Chile após o fim da ditadura de Augusto Pinochet, Joan fundou a companhia Danza Espiral e a Fundação Víctor Jara. A fundação teve como objetivos esclarecer a verdade sobre o assassinato de seu marido e preservar a memória das políticas culturais promovidas pelo governo de Salvador Allende.

Joan Jara, que obteve a naturalização chilena em 2009, recebeu em 2021 o Prêmio Nacional de Artes Cênicas e Audiovisuais, uma das mais altas honrarias do Chile em seu campo. Sua vida foi marcada pela dedicação à cultura e pelos esforços em prol da verdade e da memória histórica de seu país.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas