A semana econômica será marcada por importantes indicadores, com destaque para a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) referente a julho. A estimativa é de uma desaceleração de 0,02% em relação a junho, quando houve uma alta de 0,04%. Além disso, a projeção para a variação acumulada em 12 meses é de 3,40%.
Essa possível desaceleração da inflação é vista com bons olhos pelos analistas, pois corrobora com a expectativa de um corte na taxa básica de juros, a Selic, em breve. A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está agendada para o dia 2 de agosto, e a possível queda da inflação pode abrir caminho para uma redução da taxa, que atualmente se encontra em patamares elevados.
Além do IPCA-15, a agenda da semana também inclui outros indicadores relevantes para a economia. Serão divulgados dados sobre o desemprego, resultado do governo central, contas externas e o dado de crédito.
Vale ressaltar que, em função do ponto facultativo em dias de jogos da seleção brasileira na copa de futebol feminino, o Boletim Focus, que traz as projeções do mercado financeiro para diversos indicadores econômicos, será publicado na próxima terça-feira.