Matérias
Mundo

Exército reforça fronteira com blindados em meio a tensões entre Venezuela e Guiana

O projeto prevê um aumento de 10% no efetivo de tropas nos Comandos Militares do Norte e da Amazônia

Escrito por
Redação
February 06, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Exército Brasileiro concluiu o envio de 28 blindados para Roraima, como parte da “Operação Roraima”, com o objetivo de reforçar a segurança na fronteira com Venezuela e Guiana. A transferência dos veículos faz parte de um plano para ampliar o efetivo militar na região, em resposta ao aumento das tensões causadas pela disputa territorial na área de Essequibo.

Segundo o Centro de Comunicação Social do Exército, a chegada dos blindados é resultado de um planejamento voltado para fortalecer a presença militar na Amazônia. O projeto prevê um aumento de 10% no efetivo de tropas nos Comandos Militares do Norte e da Amazônia.

O comboio, que partiu de Campo Grande (MS) em 17 de janeiro, percorreu mais de 3,5 mil quilômetros até chegar a Manaus, e posteriormente foi deslocado para Roraima. O envio incluiu 14 Viaturas Blindadas Multitarefa (VBMT) 4×4 Guaicurus, equipadas com sistemas de armas remotamente controlados, e oito Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani, entre outros veículos.

A medida ocorre em meio à escalada de tensões entre Venezuela e Guiana devido à disputa territorial em Essequibo. O território, alvo de controvérsia desde o século 19, voltou a ser reclamado pela Venezuela no ano passado. Apesar dos esforços diplomáticos, a região permanece "por negociar", segundo o Acordo de Genebra de 1966.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas