Matérias
Saúde e Bem Estar

Estudo aponta obesidade como fator de risco para 32 tipos de câncer

Escrito por
Thiago Freire
May 12, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Internet

Um estudo conduzido pela Universidade de Lund, na Suécia, apontou que a obesidade é um fator de risco para 32 diferentes tipos de câncer, representando um aumento considerável em relação aos 13 tipos associados em estudos anteriores. A pesquisa, que monitorou o peso e os hábitos de 4,1 milhões de pessoas ao longo de 40 anos, identificou que o excesso de peso foi associado a 40% dos 332.500 diagnósticos de câncer durante o período.

Dentre os 122 tipos de câncer analisados no estudo, 32 mostraram relação com a obesidade, incluindo câncer de mama, intestino, útero, rins, entre outros. Anteriormente, a Agência Internacional da Pesquisa do Câncer havia encontrado associação com 13 tipos de câncer em 2016.

Segundo os cientistas, a cada cinco pontos a mais no Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado pela divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros), há um aumento de 24% no risco de câncer em homens e 12% em mulheres. A obesidade é definida por um IMC superior a 30 kg/m².

A obesidade é apontada como um fator de risco para o desenvolvimento de câncer devido a uma série de mecanismos, incluindo inflamação crônica, alterações do metabolismo e da produção de hormônios.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas