Matérias
Esporte

Estreia do Barezão 2024: a disparidade dos times do jogo de abertura

Vem aí a 108ª edição do Campeonato Amazonense, o chamado e famoso Barezão 2024

Escrito por
Larissa Balieiro
January 15, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Vem aí a 108ª edição do Campeonato Amazonense, o chamado e famoso Barezão 2024. Este ano, o jogo de abertura será entre Princesa do Solimões x Alvorada no estádio Gilbertão em Manacapuru na próxima sexta-feira (19). Acredito que dado os olhares que a competição terá, um jogo mais competitivo valeria mais a pena.

Eu digo isso porque, o Princesa do Solimões se organizou, planejou. Colocou time para competir, mudou gestão, mudou comissão técnica. Fez tudo o que a cartilha de um clube organizado faz. Iniciou a pré-temporada em dezembro e fez amistoso. Do lado do adversário, o Alvorada deveria ter chegado com status de surpresa, já que vai estrear no campeonato amazonense, mas acabou se tornando um clube (mais um dessa edição) que jogou ladeira abaixo o planejamento. Após anunciar elenco e treinador, apagou as postagens e do nada surgiu com outro treinador e com um elenco que nem sei por onde começa. Alegaram problemas financeiros, o que todo clube tem.

O novo treinador do Alvorada dispensa que eu fale detalhes aqui. É um ex-jogador que foi acusado na justiça de tentativa de estupro. Foi problemático em sua passagem pelo futebol amazonense, apesar deter dado ao Manaus um acesso. Eu não gosto de dar ibope para esse tipo de gente, sou mulher e obviamente me sinto incomodada que normalizam empregar homens assim.

Mas, voltando ao assunto geral. O jogo de abertura do Barezão merecia uma disputa mais justa e competitiva. De duas equipes que de fato se equivalessem e que tivessem se planejado por igual. E eu lamento que seja essa seja a mensagem que o campeonato vai passar em seu jogo de abertura: a disparidade que está o futebol amazonense.

Temos hoje um time na série B do Campeonato Brasileiro, temos equipes que vão preencher um calendário nacional. E algumas equipes, apesar de serem tradicionais ou centenárias, ficaram no tempo. O futebol amazonense evolui e os clubes precisam acompanhar.

Bom, é isso gente! Mais dessa coluna vocês terão a partir de hoje, quando estreia a nova temporada do “Fora de Série”. O podcast de notícias do futebol amazonense agora está em parceria com o Diário da Capital. Espero vocês logo mais, as 19h. E tem convidado especial hein!

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas