Matérias
Ciência e Tecnologia

Especialistas em tecnologia afirmam que é improvável que GTA 6 seja lançado no Nintendo Switch 2

Leadbetter destaca o histórico irregular da Rockstar em relação ao Switch

Escrito por
Thiago Freire
May 22, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Com o lançamento previsto para 2025 no PlayStation 5 e Xbox Series X e S, o tão aguardado GTA 6, da Rockstar, deixou os jogadores de PC de fora do cenário. Contudo, surge a pergunta: será que teremos uma versão para o Nintendo Switch 2, programado para 2024? Segundo especialistas em tecnologia, não se deve contar muito com isso.

Os profissionais da Digital Foundry, em um vídeo recente, expressaram ceticismo sobre a possibilidade de GTA 6 chegar ao Nintendo Switch 2. Mesmo sem a Nintendo ter divulgado as especificações do Switch 2, Richard Leadbetter, chefe da Digital Foundry, afirmou: "Isso será muito, muito difícil de realizar."

Leadbetter destaca o histórico irregular da Rockstar em relação ao Switch, mencionando que a empresa foi seletiva sobre os jogos que portou para o console. Red Dead Redemption, lançado em 2010, chegou ao Switch 13 anos após o lançamento original, enquanto L.A. Noire foi para o Switch em 2017, seis anos após o lançamento inicial.

"Eu adoraria dizer que aconteceria. Eu não acho que vai, realisticamente", continuou Leadbetter. "É um chipset móvel. Vimos coisas incríveis no Switch 1. O Switch 2 será muito melhor, um salto geracional adequado e voltado para o futuro em muitos aspectos. Mas o que estão planejando para o GTA 6 é possivelmente além disso."

Oliver Mackenzie, da Digital Foundry, complementa afirmando que um dos principais problemas para rodar GTA 6 no Switch 2 é o modelo de iluminação do jogo, que pode não ter uma boa alternativa sem ray tracing. "O Switch 2 não será poderoso o suficiente para rodar todo esse ray tracing", disse Mackenzie. "Eu simplesmente não consigo ver isso."

GTA 6 também deve exercer uma pressão extrema nas CPUs, dada sua vasta área de jogo e sistemas complexos. O trailer de GTA 6 mostrou locais altamente detalhados repletos de NPCs únicos, e Mackenzie faz caretas visíveis ao pensar no que os jogadores podem fazer no playground virtual da Rockstar. "O nível de simulação é algo realmente diferente", disse ele. "Eu não acredito que o Switch 2 será capaz disso."

A possibilidade de GTA 6 não estar no Switch 2 não seria surpreendente. Mackenzie observa que a Rockstar resistiu até agora à tentação de lançar o GTA 5, com uma década de existência, no Switch 1, apesar da enorme quantia de dinheiro deixada na mesa. "Se eles não lançaram o GTA 5 no Switch 1, por que lançariam o GTA 6 no Switch 2, que é um dispositivo que provavelmente terá mais dificuldades em relação às suas capacidades?", questionou.

"Parece ser um passo além", conclui Leadbetter, "e fora do padrão do que sabemos sobre o modus operandi da Rockstar."

Enquanto isso, a Nintendo planeja lançar seu console de próxima geração durante a segunda metade de 2024, com kits de desenvolvimento já nas mãos de estúdios parceiros. O console pode ser usado no modo portátil, semelhante ao Nintendo Switch, e apresenta uma tela LCD para reduzir custos, além de um slot para cartuchos de jogos físicos.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas