Nos últimos anos o Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, se popularizou no Brasil, com festas em comemoração à data. Em Manaus, da venda de fantasias até as decorações típicas de dia das bruxas, o cenário é visto como uma oportunidade de aquecimento para o comércio, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital.
“É uma festividade que vem crescendo. Vem mostrando que os colégios estão patrocinando cada vez mais, os condomínios estão patrocinando cada vez mais.[…] Nós acreditamos que a venda de fantasias, a venda de material para esse segmento é uma coisa que vem dando resultado”, afirmou o presidente da CDL, Ralph Assayag.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a data oferece oportunidades para diversos setores. No comércio é uma chance para vender itens de decoração temáticos; no segmento de doces há uma extensa variedade para impulsionar as vendas; já bares e restaurantes podem aumentar os lucros promovendo eventos especiais e criando cardápios exclusivos para o Halloween.
No clima de Halloween, jovens aproveitam para participar de festas temáticas. É o que afirma a estudante de contabilidade Larissa Fernanda.
“Participei de uma celebração de aniversário com o tema de Halloween. Os convidados estavam todos fantasiados e a decoração cheia de teias de aranha e esqueletos nos acessos… Proporcionava uma atmosfera assustadora, foi muito divertido”, relatou Larissa.
Crescimento econômico gradual
Para a economista Karla Martins, apesar da tímida adesão, a demanda tem crescido em Manaus.
“Inicialmente, observamos uma tímida adesão, com algumas lojas oferecendo produtos específicos, mas nos últimos anos, essa demanda tem crescido, transformando o Halloween em uma data estratégica para o comércio local”, pontua Karla.
Salientou também que dados sobre esse período, a nível de séries históricas, ainda não estão disponíveis para serem analisados. Porém, existem segmentos que são beneficiados.
- Varejo: Lojas de fantasias, artigos para festas, papelarias e até mesmo supermercados registram um aumento significativo nas vendas de produtos relacionados ao Halloween, como fantasias, máscaras, doces e artigos de decoração.
- Alimentação: Restaurantes e bares aproveitam a data para criar menus temáticos e promoções especiais, atraindo um público que busca uma experiência diferente.
- Serviços: Empresas de eventos e decoradores também são beneficiados, organizando festas temáticas e decorando ambientes para a ocasião, além de salões de beleza com penteados e maquiagens temáticas.
“Espera-se movimentação no cenário econômico no segmento de eventos, sendo movimentado por causa desta data, mas em menor escala que grandes eventos como dia das mães, dia dos namorados e natal, por exemplo”, pontuou Karla.
Fantasias mais procuradas
Uma lista com as fantasias mais populares para 2024 foi divulgada pela plataforma Google Frightgeist, com base no aumento das buscas entre setembro de 2023 e o mesmo período deste ano.
O mais pesquisado de todos os tempos é a “Shrunken Head Bob”, fantasma de cabeça encolhida, personagem do novo filme “Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice”. O item reflete o impacto cultural do filme que revisita o clássico de 1988.
Com uniforme verde e uma perfomance que gerou diversos memes para a internet, também figura entre a lista a dançarina australiana Rachael “Raygun”, que viralizou na modalidade Breaking nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Outros personagens da cultura pop também estão entre os mais procurados, como a animação “Inveja”, do filme “Divertida Mente 2”, e Senhora DeadPool, do filme “Deadpool & Wolverine”, ambos lançados este ano.