Matérias
Meio Ambiente

Entidade alerta para temporada de furacões altamente ativa em 2024

Escrito por
Thiago Freire
May 24, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Internet

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou nesta sexta-feira (24) a previsão de uma temporada de furacões altamente ativa para 2024, destacando a necessidade crítica de alertas antecipados para proteger vidas e propriedades.

Clare Nullis, porta-voz da OMM, afirmou em uma reunião em Genebra que o alto calor nos oceanos, combinado com o desenvolvimento antecipado do evento La Niña, deve alimentar uma temporada de furacões “muito, muito, muito ativa”.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê entre 17 e 25 tempestades, com uma média de 14 tempestades registradas anualmente. Destes eventos, de oito a 13 tempestades devem se transformar em furacões. A temporada de furacões no Atlântico, que ocorre de junho a novembro, registrou atividade acima da média por oito anos consecutivos.

Nullis ressaltou que os avisos antecipados têm sido fundamentais para salvar vidas, reduzindo drasticamente o número de mortos. No entanto, destacou que os pequenos estados insulares em desenvolvimento do Caribe ainda sofrem desproporcionalmente em termos de perdas econômicas e de vidas.

“Um único furacão atingindo a costa pode atrasar anos e anos de desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Nullis, enfatizando a importância da preparação e dos sistemas de alerta antecipado.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas