Matérias
Saúde e Bem Estar

Entendendo os Impactos de Comportamentos Disfuncionais Associados à Ansiedade

Em essência, as emoções funcionam como alertas para possíveis perigos, e no caso da ansiedade, isso não é diferente.

Escrito por
Ariane Soares
January 26, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O que a ansiedade pode ensinar sobre comportamentos disfuncionais e como essas ações podem resultar em prejuízos acurto, médio e longo prazo? A ansiedade é uma emoção, semelhante à tristeza, raiva, entre outras. Em essência, as emoções funcionam como alertas para possíveis perigos, e no caso da ansiedade, isso não é diferente.

Quando você se depara com uma tarefa complexa ou nova no trabalho e de repente experimenta um desconforto no corpo, dor no peito, batimentos cardíacos acelerados ou uma dor de cabeça, a ansiedade está preparando você para enfrentar ou evitar esse "perigo" - a nova responsabilidade que precisa ser cumprida. Agora, imagine que, em vez de lidar com essa nova tarefa no momento apropriado, você decide adiá-la, dando início ao ciclo da procrastinação, que essencialmente é uma manifestação da ansiedade.

Como estratégia de controle emocional, podem surgir tentativas de suprimir, ignorar, neutralizar ou eliminar as emoções por meio de comportamentos disfuncionais, como abuso de substâncias, alimentação compulsiva e até mesmo compras excessivas e fora de hora.

A ansiedade pode surgir de diversas formas como uma maneira de evitar situações desconfortáveis, e embora a curto e médio prazo esses comportamentos disfuncionais possam parecer inofensivos, a longo prazo podem acarretar sérios problemas.

Portanto, é crucial observar como essas estratégias utilizadas para manter esses comportamentos estão afetando o seu dia a dia. Para lidar com isso de forma mais saudável, é fundamental compreender seus comportamentos disfuncionais e, por meio de estratégias funcionais, aprender a respeitar suas emoções, expressá-las, experimentá-las, validá-las e aprender com elas

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas