Matérias
Mundo

Encélado apresenta gases que favorecem a vida, dizem cientistas

As amostras foram coletadas pela sonda Cassini, enviada pela NASA para obter informações sobre essa lua

Escrito por
Lucas Albarado
December 31, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A sonda Cassini, enviada pela NASA para coletar informações da lua Encélado, de Saturno, trouxe informações valiosas para avanços na ciência. Nela foram encontrados os gases metano, dióxido de carbono, amônia e hidrogênio. Esses gases são encontrados em lugares que podem ter (ou já tiveram) vida. 

Também foi encontrado o elemento químico fósforo, o que mostra que essa lua pode ser um dos melhores lugares para procurar rastro de vida que existiu, em nosso sistema solar. 

O cianeto de hidrogênio é usado como arma química, como ele poderia contribuir para vida? Pesquisas recentes apontaram que o cianeto de hidrogênio foi responsável pelo surgimento de moléculas como RNA.

Encélado é uma lua coberta por uma grossa camada de gelo, e por baixo existe um oceano que pode conter todos os elementos para a existência da vida, como esperam os cientistas. 

Apesar de nenhum sinal de vida propriamente dita ter sido encontrado, os elementos químicos apontam uma boa chance de existir vida microbiana no planeta, ou até mesmo processos do início da vida possam estar acontecendo.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas