A empresa particular Intuitive Machines, sediada em Houston, realizou um feito histórico na quinta-feira (22) ao pousar uma espaçonave na superfície lunar, marcando o primeiro pouso dos Estados Unidos na Lua em mais de meio século e o primeiro inteiramente realizado pelo setor privado.
Batizado de “Odysseus”, o módulo robótico de pouso de seis pernas tocou o solo por volta das 20h23, segundo informações da empresa e da Nasa, a agência espacial norte-americana. Acredita-se que a espaçonave tenha pousado em uma cratera chamada Malapert A, próxima ao polo sul da Lua.
Leia Também
O pouso, que ocorre um dia após a espaçonave ter alcançado a órbita lunar e uma semana depois de seu lançamento da Flórida, foi confirmado por sinais transmitidos de volta para o controle da missão, a cerca de 384 mil quilômetros de distância.
A comunicação com o veículo levou vários minutos para ser restabelecida, e o sinal inicial estava fraco, deixando o controle da missão incerto quanto à condição e posição exatas do módulo de pouso. A espaçonave não foi projetada para fornecer vídeo ao vivo.
O sucesso do Odysseus marca o primeiro "pouso suave" na Lua por um veículo fabricado e operado por uma empresa particular e o primeiro sob o programa lunar Artemis, da Nasa, que visa levar astronautas de volta ao satélite natural da Terra antes da China.
A Nasa pretende, ainda, pousar sua primeira missão Artemis tripulada na Lua no fim de 2026, como parte de uma exploração lunar sustentada de longo prazo e um trampolim para eventuais voos humanos para Marte.