Matérias
Meio Ambiente

Emissões de CO2 de veículos pesados aumentaram 30% desde 2000, alerta ONU

O relatório enfatiza a necessidade de regulamentações mais ambiciosas para reduzir essa poluição

Escrito por
Redação
February 22, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) alertou que as emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas por veículos pesados aumentaram 30% desde 2000. O relatório enfatiza a necessidade de regulamentações mais ambiciosas para reduzir essa poluição e seus impactos ambientais e na saúde.

Segundo o chefe da Unidade de Mobilidade Sustentável do Pnuma, Rob de Jong, os caminhões e ônibus contribuem para o crescimento econômico, mas é essencial travar suas emissões. Esses veículos são responsáveis por mais de 40% das emissões de óxido de azoto e por 60% das partículas que podem causar problemas cardíacos e pulmonares.

Leia Também

O relatório destaca que o aumento das atividades econômicas e a necessidade de transporte de pessoas e mercadorias devem elevar ainda mais o uso de veículos pesados. O problema é mais grave nos países em desenvolvimento, que dependem da importação de veículos muitas vezes em mau estado de conservação e poluentes.

Para enfrentar esse desafio, o Pnuma propõe normas mínimas para garantir que os veículos usados mais limpos e seguros estejam disponíveis nos países em desenvolvimento. Recomenda ainda mudanças para tecnologias mais limpas, como a introdução de ônibus mais limpos, como parte da transição global para transportes com baixas emissões.

O relatório foi baseado em dados de exportação do Japão, União Europeia e Coreia do Sul, que representam cerca de 60% do mercado de exportação de veículos pesados novos e usados para 146 países. O documento reconhece a limitação de dados públicos disponíveis dos Estados Unidos e da China, que são importantes exportadores nesse setor.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas