O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 para pessoas privadas de liberdade (PPL) ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.
O exame, que avalia os aprendizados, competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada, oferece a oportunidade de obter a certificação dessas etapas de ensino com base no desempenho nas provas.
DETALHES DA INSCRIÇÃO E REALIZAÇÃO DO EXAME
O período para os órgãos de administração prisional e socioeducativa indicarem as unidades para a aplicação do exame vai de 15 de julho a 2 de agosto. Já a inscrição dos participantes, a ser realizada pelos responsáveis pedagógicos, ocorrerá de 22 de julho a 9 de agosto. As provas do Encceja Nacional PPL 2024 serão aplicadas em 15 de outubro para o Ensino Fundamental e em 16 de outubro para o Ensino Médio, dentro de unidades prisionais e socioeducativas.
O exame terá quatro provas objetivas para cada nível de ensino, abrangendo áreas como ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história, geografia, filosofia e sociologia, de acordo com o nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, e para pleitear a certificação do Ensino Fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos completos no dia da prova, enquanto para o Ensino Médio é necessário ter no mínimo 18 anos completos.