Foi publicado no Diário Oficial do Município de Manaus, no dia 30 de agosto, o segundo afastamento consecutivo de Dulcinea Almeida, secretária municipal de Educação e irmã do prefeito David Almeida. O novo afastamento de Dulcinea, mais conhecida como “Dulce”, foi renovado por mais 30 dias, estendendo-se de 2 de setembro a 1 de outubro de 2024, conforme a publicação oficial.
O primeiro afastamento de Dulce havia sido publicado no dia 1 de agosto, também com duração de 30 dias. Segundo o documento, o afastamento atual é em virtude de férias regulamentares. Durante esse período, Lourival Litaiff Praia, Subsecretário de Administração e Finanças da SEMED, assumirá as atribuições do cargo de Dulce, com direito às vantagens inerentes ao exercício do cargo.
Apesar do afastamento oficial, Dulce Almeida continua participando ativamente da campanha eleitoral de seu irmão, prefeito David Almeida, e já foi vista diversas vezes na Secretaria Municipal de Educação, o que tem gerado questionamentos sobre a efetividade de seu afastamento.