Matérias
Saúde e Bem Estar

Dose única: Ministério da Saúde distribui novo medicamento para HIV/Aids

O remédio proporciona aos usuários a conveniência de um tratamento com uma única dose diária

Escrito por
Thiago Freire
June 20, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Ministério da Saúde concluiu a distribuição de 5,6 milhões de comprimidos de um novo medicamento revolucionário para o tratamento de pacientes com HIV/Aids. O remédio, que combina os antirretrovirais dolutegravir e lamivudina, proporciona aos usuários a conveniência de um tratamento com uma única dose diária.

Anteriormente, o tratamento do HIV envolvia a combinação de vários medicamentos de diferentes classes para efetivamente suprimir o vírus e retardar a progressão da doença. 

A terapia de dois comprimidos em um será implementada gradual e continuamente para pacientes com 50 anos ou mais, adesão regular ao tratamento, carga viral inferior a 50 cópias/ml no último exame e que iniciaram a terapia dupla até 30 de novembro de 2023. Os critérios para expandir o público-alvo podem ser revistos em seis meses, levando em consideração a tendência de crescimento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque.

Entre 2017 e 2021, o HIV/Aids causou a morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. A introdução desse novo tratamento marca um avanço significativo na abordagem à doença, oferecendo maior comodidade e eficácia aos pacientes.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas