Matérias
Economia

DOC e TEC são descontinuados nesta quinta-feira

Após quase quatro décadas, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Especial de Crédito (TEC) são descontinuados no Brasil, dando lugar ao Pix, preferido pelos brasileiros por sua praticidade e gratuidade.

Escrito por
Thiago Freire
February 29, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Ono Kosuki/Pexels

Após quase quatro décadas de uso, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Especial de Crédito (TEC) deixam de existir no Brasil a partir desta quinta-feira (29). A decisão foi tomada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) considerando o desinteresse dos clientes e a preferência pelo Pix, que oferece transferências gratuitas e instantâneas.

Leia Também

Ambos os serviços permitiam transferências de até R$ 4.999,99, podendo ser agendadas para beneficiar contas em outros bancos. No entanto, as transações por DOC eram efetivadas em um dia útil após o agendamento, enquanto as da TEC ocorriam até o final do mesmo dia.

Em contrapartida, o Pix oferece transferências automáticas, com limite de valor ajustável pelo correntista. Apesar de algumas restrições de horário, o Pix se tornou a opção preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de transações realizadas no primeiro semestre de 2023, segundo dados do Banco Central.

A descontinuação do DOC e da TEC foi aprovada pela Febraban em maio de 2023, após discussões com os bancos associados, e começou a ser implementada em 15 de janeiro deste ano, com o encerramento definitivo em 29 de fevereiro.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) continua sendo uma opção válida para os clientes.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas