Matérias
Saúde e Bem Estar

Dia Mundial de Combate ao Câncer: SBOC alerta para prevenção

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia revelou que 19% dos profissionais apontam falhas no acesso a exames

Escrito por
Lucas Albarado
February 04, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Neste domingo, 4 de fevereiro, acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC). A data alerta para a realização de exames e diagnóstico precoce, que ajudam a enfrentar a doença. 

De acordo com uma pesquisa feita pela SBOC com 760 oncologistas clínicos do país, 31% deles apontam o diagnóstico tardio como um dos principais problemas para o controle do câncer no Brasil.  

A pesquisa permitiu conhecer melhor os desafios dos profissionais que atendem nessa área da saúde, e que 19% deles apontam falhas no acesso à qualidade dos exames de detecção e controle do câncer. 

Com as informações coletadas, a entidade busca novas parcerias com o Governo Federal e empresas privadas, para ampliar ações voltadas a novas terapias. 

Pensando no fortalecimento do tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS), a SBOC vai ofertar um treinamento virtual sobre oncologia clínica para os agentes comunitários de saúde. 

O curso será ministrado pela plataforma Cont.te, que é mantida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas