O desmatamento da Floresta Amazônica teve uma redução significativa em janeiro deste ano, registrando uma queda de 60% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
O monitoramento por imagens de satélite do Imazon revelou que a área devastada em janeiro de 2024 foi de 79 km², enquanto no mesmo período do ano anterior a floresta perdeu 198 km² para o desmatamento.
Leia Também
Essa redução marca o décimo mês consecutivo de queda no desmatamento, com o resultado de janeiro sendo o menor registrado para o mês desde 2018, quando o sistema mostrou que 70 km² da Amazônia foram desmatados.
Roraima foi o estado com maior devastação em janeiro, com 32 km² desflorestados, seguido por Mato Grosso e Pará, com 19 km² e 14 km², respectivamente. Todos os estados da Amazônia Legal registraram queda no desmatamento em relação ao ano anterior.
O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon detecta áreas desmatadas em imagens de satélites de toda a Amazônia Legal, levando em conta degradações florestais a partir de um hectare, aproximadamente um campo de futebol.