O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece 5,9% à frente do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) no cenário estimulado na disputa pela Prefeitura de Manaus, segundo pesquisa do Instituto Eficaz divulgada nesta quarta-feira (10). Se a eleição fosse hoje, David teria 33,2% das intenções de voto, seguido por Amom com 27,3%.
A pesquisa Eficaz também consolida o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) em terceiro lugar com 9,3%, seguido pelo deputado federal Alberto Neto (PL) com 8%.
Outros candidatos incluem Marcelo Ramos (PT) com 3,9%, Maria do Carmo (Novo) com 2,9% e Wilker Barreto (Mobiliza) com 1,5%. Brancos e nulos somam 8,7%, e 5,4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
REJEIÇÃO
Em contrapartida, o levantamento também apontou que o pré-candidato mais rejeitado é o atual prefeito David Almeida, com 23,1% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma. Marcelo Ramos aparece em segundo lugar com 21,8% de rejeição, seguido por Amom Mandel com 13%.
COMPARAÇÃO COM PESQUISA ANTERIOR
Em comparação com a pesquisa anterior da Eficaz, divulgada em junho, David Almeida apresentou o melhor desempenho. Antes, ele aparecia em segundo lugar com 26,2% e agora lidera com folga, crescendo 7 pontos percentuais. Já Amom Mandel, que liderava com 28,5%, agora apresenta uma tendência de queda, com 27,3%. Alberto Neto também caiu de 14,4% para 8%, enquanto Roberto Cidade subiu de 7,1% para 9,3%.
Marcelo Ramos teve uma leve queda de 4,5% para 3,9%, Maria do Carmo subiu de 2,2% para 2,9% e Wilker Barreto caiu de 2,2% para 1,5%.
TENDÊNCIAS
Com a divulgação desta pesquisa, somada a de outros institutos, é possível observar uma forte tendência de crescimento do prefeito David Almeida, que busca a reeleição. Em média, ele é o pré-candidato que apresenta o maior crescimento na preferência do eleitorado. Amom Mandel mostra uma tendência de queda, mas mantém-se em segundo lugar, sugerindo uma possível disputa entre David e Amom no segundo turno.
METODOLOGIA DA PESQUISA
A pesquisa do Instituto Eficaz foi realizada entre os dias 5 e 6 de julho, entrevistando 1004 eleitores. A margem de erro é de 3,2%, e o levantamento está registrado no Superior Tribunal Eleitoral sob o número AM-00168/2024. O estatístico responsável é o professor Erico Jander da Silva Lopes (CONRE-8940).