Matérias
Política

David Almeida confirma retorno de Renato Junior e Marcos Rotta segue na Casa Civil

No entanto, o retorno de Renato Junior ao comando da Secretaria de Infraestrutura (Seminf) foi alvo de críticas por vereadores da oposição.

Escrito por
Rhyvia Araujo
October 30, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução

Após o resultado do pleito eleitoral, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta quarta-feira (30) a volta de Renato Junior ao comando da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Renato havia deixado a pasta para concorrer como vice-prefeito na chapa de Almeida nas Eleições Municipais 2024.

“Quero agradecer ao senhor, prefeito, por mais uma oportunidade ao assumir a Seminf frente ao grande desafio,” anunciou Renato Junior, que retoma o posto de secretário para liderar as obras de infraestrutura da capital.

Com a vitória de David Almeida nas urnas no último domingo (27), o prefeito reeleito afirma que planeja estruturar a equipe para o próximo mandato. Apesar disso, nomes conhecidos como Renato Junior e Marcos Rotta permanecem nas secretarias, isso porque Almeida também confirmou a permanência do atual vice-prefeito, Marcos Rotta, na chefia da Casa Civil. Rotta continuará no cargo após o fim do mandato, dando continuidade ao trabalho administrativo.

O retorno de Renato e a permanência de Rotta, segundo o prefeito, fazem parte de uma série de ajustes na administração. David Almeida anunciou ainda uma reforma administrativa, cujo foco é otimizar os processos e facilitar a integração entre as secretarias.

“Hoje, tenho uma reunião com meu secretariado para discutir uma reforma administrativa que unifique os processos na Prefeitura de Manaus, visando uma gestão mais eficiente e integrada,” ressaltou Almeida.

No entanto, o retorno de Renato Junior ao comando da Seminf foi alvo de críticas por vereadores da oposição na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que apontam falta de transparência nas ações da pasta e insatisfação com o cumprimento das promessas de infraestrutura para a capital amazonense.

Para o vereador Lissandro Breval (PP), a gestão da Seminf nos últimos anos tem sido marcada pela falta de clareza e de resultados concretos nas comunidades. 

“Nós temos um histórico da Seminf. Estamos acompanhando vários requerimentos pedindo transparência da prefeitura no que tange ao trabalho da Seminf. Tivemos quatro anos e grande parte das promessas não foram cumpridas, comunidades estão com problemas de infraestrutura que não foram resolvidos. Quanto à volta, a gente não sabe o que o prefeito pensa, mas o trabalho da CMM está sendo prejudicado. Ele barra todas as informações”, afirmou o parlamentar ao Diário da Capital.

Outro ponto crítico veio do vereador Capitão Carpê (PL), que apontou falhas em projetos de infraestrutura municipais, como a reforma da Feira do Santo Antônio que ainda não foi entregue à população.

“Muitas obras não foram entregues, inclusive a Feira do Santo Antônio que está sem reforma. Não foi uma boa escolha, nós precisamos mudar esse cenário em Manaus. Solicitamos informações sobre as ruas do Asfalta Manaus e zero transparência”, declarou Carpê.

Já Rodrigo Guedes (PP) sugeriu que, com o retorno, Renato Junior busque resgatar a confiança da população.

“Ele tem a oportunidade de melhorar e limpar a imagem dele, onde as obras ficaram bem ruins”, afirmou.

Por outro lado, o vereador Elan Alencar (DC), defensor da base governista, rebateu as críticas, defendendo o trabalho de Renato Júnior e chamando a oposição para reconhecer os feitos da Seminf.

“A oposição tem que baixar a guarda, levantar a bandeira branca. O Renato foi responsável pela revolução da reforma de mais de 20 feiras. Não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo. A feira do Santo Antônio vai ser finalizada, como outras foram feitas. O Renato incomoda a oposição”, afirmou.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas