No domingo (15), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) formou uma força-tarefa que combateu mais de 300 focos de incêndio em uma área de aproximadamente 1,6 milhão de metros quadrados. As equipes, atuando em reforço à Operação Céu Limpo, continuam presentes no Distrito de Cacau Pirêra e em trechos da rodovia AM-070, no município de Iranduba, localizado a 27 quilômetros de Manaus.
O 1° Pelotão Destacado de Bombeiros Militares de Iranduba (PDBM) foi acionado e iniciou o combate no sábado (14). Nessa fase, foram realizadas ações intensas para controlar as chamas. Na manhã de domingo (15), com base nas informações coletadas pela Sala de Situação, foi feita uma avaliação do terreno para ajustar as estratégias de combate e garantir a extinção do incêndio.
Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, a vegetação seca e as altas temperaturas na região têm contribuído para um fenômeno conhecido como queima em profundidade, em que o fogo consome o material orgânico debaixo da superfície, dificultando a detecção e a extinção. “Aqui, percebemos que ainda há fogo subterrâneo, devido à grande quantidade de material orgânico seco e à baixa umidade. Esse material orgânico acumulado acaba pegando fogo, o que dificulta a identificação e o combate”, explicou o coronel Freitas.
Força-tarefa
Equipes da Operação Céu Limpo participaram da força-tarefa que envolveu mais de 50 bombeiros militares e membros da Força Nacional. Para ajudar na missão, ainda foram enviados equipamentos especializados, como bombas costais, abafadores, pinga-fogo e sopradores, além de 12 viaturas de combate de Manaus, incluindo picapes equipadas com kits de combate a incêndios e Auto Bombas Tanques (ABTs).
As equipes continuam atuando na área nesta segunda-feira (16/09), enquanto a Sala de Situação segue monitorando a operação para garantir a completa extinção do incêndio na região.