Matérias
Economia

Copom decide reduzir a Selic para 11,25% ao ano

O próximo Relatório de Inflação é previsto para março

Escrito por
Thiago Freire
January 31, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Nesta quarta-feira (31), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou por mais um corte na taxa básica de juros, a Selic, ajustando-a de 11,75% para 11,25% ao ano. Essa decisão, a quinta desde agosto, contradiz desafios econômicos recentes, como a valorização do dólar e os juros elevados nos Estados Unidos.

Os comunicados das últimas reuniões indicavam que os diretores do BC e o presidente Roberto Campos Neto tinham planos unânimes de cortes de 0,5 pontos percentuais nos próximos encontros.

A preocupação com as contas públicas e os riscos de um eventual repique no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram destacados na ata da última reunião em dezembro. O Copom avaliou que parte da incerteza nos mercados estava relacionada à capacidade do Governo Federal de executar medidas fiscais adequadas.

Apesar dos desafios externos, a decisão do Copom sinaliza uma postura mais expansionista, buscando impulsionar a atividade econômica por meio da redução da taxa básica de juros. O próximo Relatório de Inflação é previsto para março.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas