No dia 29 de novembro, o Conselho Estadual de Cultura (Conec) vai escolher novos representantes para o biênio 2024/2025. O processo eleitoral abrange todo o estado do Amazonas, com a participação de fazedores de cultura residentes no estado e inscritos no Cadastro Estadual da Cultura.
Serão eleitos conselheiros para uma vaga de titular e uma vaga de suplente para os seguintes segmentos:
- Artes Visuais e Novas Mídias;
- Audiovisual;
- Circo;
- Cultura Afrodescendente;
- Cultura Indígena;
- Cultura Popular de Matriz Ibérica;
- Dança;
- Folclore e Carnaval;
- Literatura;
- Música;
- Teatro.
A votação ocorrerá das 8h às 21h. No dia 30 será divulgado o resultado, com prazo para recursos até dia 1 dezembro. O resultado final sairá em 4 de dezembro.
ELEIÇÃO
O eleitor deve ser fazedor de cultura regularmente inscrito no Cadastro Estadual de Cultura e, também, deve demonstrar seu interesse em participar do pleito, indicando qual sua área de atuação, para a qual deseja eleger seu representante, realizando seu credenciamento para as eleições.
Os candidatos precisam, primeiramente, ser considerados aptos como eleitores, ou seja, devidamente inscritos no Cadastro da Cultura e credenciados para a eleição. Em seguida, devem obter a habilitação, por meio de uma declaração da Comissão Especial Eleitoral, de aptidão para concorrer a uma das vagas.
Para mais detalhes e ler o edital completo, basta clicar aqui.