Matérias
Brasil

Começa o 20º Acampamento Terra Livre em Brasília, maior mobilização indígena do país

O encontro reúne representantes de diversas etnias para discutir direitos e políticas para os povos originários.

Escrito por
Redação
April 22, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (22) em Brasília o 20º Acampamento Terra Livre, o maior evento de mobilização indígena do país. O encontro reúne representantes de diferentes etnias para discutir direitos e políticas para os povos originários.

Até sexta-feira (26), os representantes das diversas aldeias ficarão acampados no gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, antiga Funarte, na área central da capital do país. O tema escolhido para o 20º encontro é "Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui".

O objetivo, segundo as lideranças indígenas, é reafirmar a história da população indígena desde o surgimento do Brasil. O país conta atualmente com 1,7 milhão de pessoas indígenas, o que representa 0,83% da população, conforme dados mais recentes do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023.

A principal reivindicação do evento é a garantia dos direitos originários, a demarcação de terras e o fim da violência nos territórios.

O Acampamento Terra Livre é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e suas sete organizações regionais de base: Apoinme, ArpinSudeste, ArpinSul, Aty Guasu, Conselho Terena, Coaib e Comissão Guarani Yvyrupa.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas