O órgão regulador da concorrência do Reino Unido (CMA) iniciou nesta segunda-feira (18) a análise sobre a compra da Activision Blizzard pela Microsoft. A CMA deve decidir sobre o negócio até 29 de agosto.
A compra da Activision Blizzard pela Microsoft foi anunciada em janeiro de 2022 e tem um valor estimado em US$ 69 bilhões. A aquisição seria a maior da história da indústria de videogames.
A CMA está analisando se a compra da Activision Blizzard pela Microsoft prejudicaria a concorrência no mercado de videogames. A Microsoft é proprietária do Xbox e da plataforma de jogos em nuvem Xbox Cloud Gaming. A Activision Blizzard é proprietária de uma série de franquias de sucesso, como Call of Duty, World of Warcraft e Diablo.
A Microsoft já fez uma série de compromissos para tentar aliviar as preocupações da CMA. A empresa afirmou que vai permitir que os videogames da Activision Blizzard sejam distribuídos em outras plataformas, como o PlayStation e o Nintendo Switch. A Microsoft também afirmou que vai manter a independência da Activision Blizzard e que não vai demitir funcionários.
A decisão da CMA sobre a compra da Activision Blizzard pela Microsoft será um importante teste para a indústria de videogames. A decisão pode determinar o futuro da concorrência no mercado de videogames.