Matérias
Ciência e Tecnologia

Cientistas descobrem Cruz de Einstein no espaço

Sistema de lentes gravitacionais é nomeado em homenagem ao físico Albert Einstein

Escrito por
August 01, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um sistema de lentes gravitacionais que foi nomeado em homenagem ao físico Albert Einstein. O sistema, chamado de Cruz de Einstein, consiste em uma enorme galáxia elíptica cercada por quatro imagens azuis formando um padrão de cruz.

O sistema foi descoberto usando o Instrumento de Espectroscopia da Energia Escura (DESI) e o Explorador Espectroscópico Multi-Unidade (MUSE). A pesquisa foi publicada na revista científica The Astrophysical Journal Letters.

A Cruz de Einstein é um exemplo de lente gravitacional, que é um fenômeno que ocorre quando a gravidade de um objeto massivo, como uma galáxia ou um buraco negro, curva o espaço-tempo ao seu redor. Essa curvatura do espaço-tempo pode distorcer a luz de objetos distantes, fazendo com que eles apareçam em diferentes posições no céu.

A descoberta da Cruz de Einstein é um importante avanço na nossa compreensão do universo. O sistema pode ser usado para estudar as propriedades das lentes gravitacionais e para observar objetos distantes que não seriam visíveis de outra forma.

Os cientistas estão animados com o potencial da Cruz de Einstein para nos ajudar a compreender melhor o universo. Eles acreditam que o sistema pode ser usado para estudar a estrutura do universo, a evolução das galáxias e a natureza da matéria escura.

A descoberta da Cruz de Einstein é um lembrete do poder da ciência. Com o uso de grandes telescópios e softwares sofisticados, os cientistas podem nos ajudar a compreender melhor o universo que nos cerca.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas
plugins premium WordPress