Apesar de ser uma lembrança um tanto constrangedora de um encontro apaixonado, os chupões, ou "mordidas de amor", podem representar um risco para a saúde, com raras consequências graves, alertam os médicos.
Em casos incomuns, uma mordida no pescoço pode levar a um derrame, como aconteceu com uma mulher de 35 anos da Dinamarca em 2014. Ela sentiu fraqueza no lado direito do corpo e exames mostraram que ela sofreu um derrame leve 12 horas após receber um chupão do lado esquerdo do pescoço. O coágulo formado a partir da lesão na artéria carótida, que transporta sangue para o cérebro, bloqueou o fluxo sanguíneo para o órgão.
Outros casos similares foram relatados, incluindo o de um jovem de 17 anos da Cidade do México, cuja mordida de amor resultou em um coágulo que causou um derrame. Uma mulher de 44 anos da Nova Zelândia também teve um derrame não fatal após receber um chupão, de acordo com um estudo publicado no New Zealand Medical Journal em 2010.
Embora esses casos sejam raros, eles têm sido objeto de maior atenção após um vídeo no TikTok compartilhado pelo The Skin Doc, que recebeu quase sete milhões de visualizações. O vídeo adverte: "Se você gosta de demonstrar carinho com chupões, aprenda a localização da artéria carótida, ou pode acabar descobrindo o que acontece quando alguém tem um derrame."
O dermatologista britânico aconselhou em um vídeo subsequente como identificar a artéria carótida - importantes vasos sanguíneos que fornecem o suprimento sanguíneo para o cérebro.
Embora o risco de um chupão resultar em um derrame seja muito baixo, especialistas recomendam que as pessoas tenham consciência desse risco. O problema pode ocorrer em pessoas com problemas pré-existentes nas artérias, colocando-as em maior risco de derrame. No entanto, casos extremos são considerados raros e são necessárias circunstâncias bastante incomuns para que isso aconteça.