Matérias
Amazonas

Casamento coletivo no Largo celebra união de casais LGBT+, PcDs, indígenas e idosos nesta sexta

Evento é aberto ao público.

Escrito por
Redação
July 19, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Internet

Nesta sexta-feira (19), o Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, será palco de uma cerimônia especial que oficializará a união de 164 casais. O evento, denominado “Casamento Coletivo – Cidadania para Todos”, é promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), em parceria com diversos órgãos e instituições.

O público geral está convidado a acompanhar a cerimônia, que começa às 19h.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Os casais participantes são formados por pessoas com deficiência (PcDs), membros da comunidade LGBTQIA+, indígenas, jovens e idosos, entre outros grupos socialmente vulneráveis. A iniciativa visa proporcionar cidadania e inclusão a esses casais, facilitando o acesso ao casamento civil sem os custos tradicionais, que são cobertos pelas instituições organizadoras e parceiras do evento.

APOIO INSTITUCIONAL

A solenidade será presidida pelo juiz-corregedor auxiliar Áldrin Rodrigues e contará com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima. O Governo é um dos principais apoiadores do evento.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) é responsável por ações simbólicas e representativas para os casais, incluindo a troca de alianças, cobertura fotográfica e audiovisual, além da disponibilização de bolos individuais e coletivos para registro fotográfico.

PARCERIA COM O CARTÓRIO

O “Casamento Coletivo – Cidadania para Todos” é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Amazonas, em parceria com o Cartório do 8º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais. Este esforço conjunto visa garantir que todos os casais, independentemente de sua condição social, tenham a oportunidade de oficializar sua união de forma digna e respeitosa.

Este evento é um marco na promoção da igualdade e do respeito à diversidade, reforçando o compromisso das instituições públicas com a cidadania e os direitos humanos. A cerimônia coletiva não apenas celebra o amor entre os casais, mas também simboliza a luta pela inclusão social e pela valorização de todos os indivíduos, independentemente de suas características pessoais ou condições de vida. 

Além disso, é simbólico para os últimos anos de ações afirmativas em Manaus. Em agosto do ano passado a prefeitura de Manaus, cancelou a participação da Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Cidadania (Semasc) no casamento coletivo LGBTQUIAPN+, sem prestar qualquer esclarecimento, promovido pela Caixa de AssistÊncia dos Advogados do Amazonas (CAAAM).

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas