A Carteira do Google no Brasil lançou uma nova função que permite aos usuários efetuarem pagamentos com QR Code, tornando-se compatíveis com maquininhas de cartão mesmo em celulares Android sem NFC. A função foi desenvolvida com foco em países onde uma grande parcela dos smartphones não possui NFC, sendo o Brasil o primeiro mercado a receber essa novidade.
Segundo o Google, a funcionalidade estreia suportando a maioria dos cartões emitidos pelos bancos brasileiros, nas bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Ela está disponível em estabelecimentos que utilizam maquininhas das empresas Getnet, Cielo e Rede.
Elisa Joia, head de operações de pagamentos do Google na América Latina, destaca que a Carteira do Google é uma opção segura para pagamentos, pois, ao utilizá-la em lojas, inclusive ao escanear códigos QR, as informações reais do cartão não são enviadas para a empresa.
Para utilizar a função de pagamento com QR Code na Carteira do Google, os usuários precisam ter um cartão de crédito ou débito emitido por um dos bancos parceiros do serviço. O cartão deve ser cadastrado no aplicativo da carteira digital, e a validação deve ser realizada no aplicativo da instituição financeira. Após esse processo, será possível efetuar pagamentos por aproximação ou por leitura do código QR.
Ao pagar em uma loja física, os usuários devem solicitar ao atendente a geração de um QR Code para pagamento com cartão. Em seguida, basta abrir o aplicativo Carteira do Google, selecionar a opção de QR Code na tela inicial, apontar a câmera para o display e aguardar a leitura.
Os pagamentos podem ser quitados à vista ou parcelados, e os recibos ficam armazenados no aplicativo, além da emissão pela maquininha. A nova função oferece uma opção adicional e conveniente para os usuários realizarem pagamentos digitais de forma segura.