Matérias
Ciência e Tecnologia

Capa de invisibilidade? Entenda a invenção chinesa

A invenção chinesa deixou milhares de pessoas perplexas, ao ver as pernas do professor Junhao Chu desaparecem como mágica

Escrito por
Lucas Albarado
December 25, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Você pode ter visto por aí, um vídeo que mostra uma “capa” de invisibilidade que, quando posicionada de uma certa forma, some com as pernas de Junhao Chu, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências, e que apresenta o projeto ao público. 

Na verdade, a ciência ainda está longe de conseguir recriar uma capa de invisibilidade, como vemos em filmes de ficção científica e fantasia, mas o objeto criado por ele e sua equipe de pesquisadores não deixa de ser impressionante. 

Durante a apresentação, o professor Junhao Chu fica parado, enquanto pede para que dois assistentes virem uma placa que está a sua frente, e então o efeito acontece. Parte do apresentador fica invisível. 

Caso tenha ficado curioso, pode assistir o vídeo original da apresentação aqui

Como isso acontece?

A “capa” na verdade é um vitrô. Uma tela de vidro com diversas lentes convexas, alinhadas de forma vertical. 

Uma lente de óculos para pessoas míopes deixa as imagens menores, dependendo da distância. Tenha uma lente potente o suficiente para que a luz possa convergir e pronto, a mágica está feita. 

O objeto se torna tão insignificantemente pequeno que é como se estivesse invisível. 

É importante lembrar que para que a noção de invisibilidade dê certo, distância e ângulos específicos devem estar entre o observador e o objeto.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas