Matérias
Segurança

Black Friday: Polícia alerta consumidores para não caírem em golpe; veja como denunciar

Fraudes podem ocorrer tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas virtuais durante o período promocional, alerta a Polícia Civil do Amazonas.

Escrito por
Clara Gentil
November 27, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Beatriz Sampaio / PC-AM

Preços muito baixos ou ofertas muito tentadoras podem ser sinal de golpes, principalmente neste período do ano. A Black Friday, tradicionalmente comemorada na última sexta-feira de novembro, é marcada por ofertas, mas também por fraudes, especialmente no ambiente online.

Diante desse cenário, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) e da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), lançou nesta quarta-feira (27), um alerta aos consumidores sobre os cuidados necessários para evitar cair em golpes. 

Como a maioria dos golpes são praticados no ambiente digital, a Dercc, tem um fluxo bastante movimentado no atendimento de registros de denúncias, segundo o delegado Paulo Benelli, titular da especializada.

“Nesse período, as fraudes mais comuns envolvem anúncios pagos que direcionam o consumidor para sites falsos, que imitam lojas legítimas e vendem produtos que jamais são entregues”, explicou. 

O delegado Rafael Guevara, da Decon, também alerta para a atenção com preços muito baixos, que podem ser um sinal de fraude.

“Embora a Black Friday seja uma data aguardada, é preciso desconfiar de ofertas com descontos exagerados. Compare os preços em diferentes lojas antes de tomar uma decisão”, aconselhou o delegado.

Foi querendo aproveitar uma oferta de Black Friday que a empresária Carmen Souto Maior, de 57 anos, caiu em um golpe. Empolgada com os descontos, ela decidiu fazer compras pela internet. Após encontrar um eletrônico com um preço irresistível, não hesitou em efetuar o pagamento. Porém, semanas depois, percebeu que o produto nunca seria entregue e que o site no qual comprou havia desaparecido.

“Eu não costumo comprar nada online, mas acabei vendo o anúncio de um celular, me empolguei e comprei, mas quando eu vi que estava demorando muito a entregarem, eu tentei procurar o site por onde eu tinha feito a compra, foi quando eu vi que tinha desaparecido e então eu soube que tinha caído em um golpe”, contou. 

Como evitar golpes?

Para evitar as fraudes, o delegado Paulo Benelli recomenda que os consumidores verifiquem a credibilidade e autenticidade dos sites antes de realizar as compras. Ele também destaca que promoções “irresistíveis” podem ser uma armadilha para o golpe.

“Quando comprar online, prefira pagar com cartão de crédito, pois, em caso de fraude, é possível solicitar o estorno. Evite usar métodos como Pix ou débito direto na conta ao fazer compras pela internet”, orientou o delegado.

Além disso, ele sugere que as compras sejam feitas em sites que já sejam recomendados por pessoas confiáveis e que possuam responsabilidade jurídica sobre os produtos comercializados.

Como registrar uma denúncia

Caso seja vítima de golpe, o consumidor deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade policial ou nas delegacias especializadas Dercc e Decon. O caso será investigado para identificar os responsáveis e mitigar os danos causados às vítimas.

  • Decon

Endereço: Rua Desembargador Filismino Soares, nº 155, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul. 

  • Dercc 

Endereço: Delegacia Geral, localizada na avenida Pedro Teixeira, nº 180, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. 

Também é possível registrar a ocorrência por meio da Delegacia Virtual (Devir), acessando o site delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas