“Não precisa ser perfeito para servir como exemplo” assim disse Bill Gates, bilionário fundador da Microsoft, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. O empresário fez elogios ao cuidado do país com pessoas mais vulneráveis.
Por meio das redes sociais, Gates disse que os países precisam aprender a imitar a saúde pública do Brasil e também fez elogios a programas sociais como a bolsa família.
O empresário apresentou dados sobre a saúde brasileira, para reforçar suas falas. Desde a implementação do SUS, o Brasil reduziu a mortalidade materna em 60%, e a mortalidade infantil em 75%, (em crianças de até cinco anos). Esses números são muito mais altos que a média global.
“Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Elas são o resultado de investimentos de longo prazo. Outros países podem aprender e imitar” afirmou.
Como a maior parte dos brasileiros, Gates também pontuou que há muito o que se fazer dentro do SUS.
“As crises financeiras e os orçamentos de austeridade levaram a cortes nas despesas com cuidados de saúde, por exemplo, e ainda existem lugares onde os mais pobres não têm acesso aos agentes comunitários de saúde”, disse.