Matérias
Brasil

Bill Gates elogia SUS e diz que países podem aprender com o Brasil

Os elogios foram feitos por meio de suas redes sociais. Ele também afirmou a importância da Bolsa Família

Escrito por
Lucas Albarado
December 14, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

“Não precisa ser perfeito para servir como exemplo” assim disse Bill Gates, bilionário fundador da Microsoft, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. O empresário fez elogios ao cuidado do país com pessoas mais vulneráveis. 

Por meio das redes sociais, Gates disse que os países precisam aprender a imitar a saúde pública do Brasil e também fez elogios a programas sociais como a bolsa família. 

O empresário apresentou dados sobre a  saúde brasileira, para reforçar suas falas. Desde a implementação do SUS, o Brasil reduziu a mortalidade materna em 60%, e a mortalidade infantil em 75%, (em crianças de até cinco anos). Esses números são muito mais altos que a média global. 

“Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Elas são o resultado de investimentos de longo prazo. Outros países podem aprender e imitar” afirmou. 

Como a maior parte dos brasileiros, Gates também pontuou que há muito o que se fazer dentro do SUS. 

“As crises financeiras e os orçamentos de austeridade levaram a cortes nas despesas com cuidados de saúde, por exemplo, e ainda existem lugares onde os mais pobres não têm acesso aos agentes comunitários de saúde”, disse.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas