A loja Bigazine, localizada na avenida Senador Raimundo Parente (Estrada dos Franceses), bairro Alvorada, foi notificada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) durante a operação “Eficiência Energética”, realizada entre 29 de julho e 9 de agosto. Segundo o Ipem, o estabelecimento estaria comercializando produtos com uso irregular do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“De acordo com a portaria, é proibida a utilização da marca Inmetro como propaganda. O produto em questão é certificado e segue todas as normas exigidas pela legislação. No entanto, por utilizar a etiqueta com a marca do Inmetro, de forma distinta às regras e procedimentos estabelecidos pela regulamentação, em desacordo com a norma”, explicou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
Entre os 604 verificados, como condicionadores de ar, refrigeradores, freezers, máquina de lavar roupa, TVs e outros eletrodomésticos, 26 foram reprovados. O Bigazine, único estabelecimento que apresentou irregularidade entre os 14 vistoriados, agora terá um prazo de dez dias para apresentar defesa, e pode ser multado em até R$ 1,5 milhão.
Dicas na hora de adquirir eletrodoméstico:
- O produto em exposição deve ter, de forma clara e explícita, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) de eficiência energética;
- O consumidor deve ficar atento ao desempenho energético dos equipamentos. Isso é importante para que, no final do mês, a conta de energia não se torne a vilã do orçamento mensal da família;
Informações que devem conter na etiqueta:
- Fornecedor;
- Marca/Modelo;
- Informação do número do registro junto ao Inmetro;
- Capacidade (em litro para refrigerador e em quilo para máquina de lavar roupas).