Matérias
Amazônia

Belém precisa reforçar a sua oferta hoteleira para a COP 30

Hoteis lotados e falta de leitos para a COP 30 preocupam organizadores

Escrito por
August 09, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A rede hoteleira da cidade de Belém está longe de ter a capacidade necessária para receber mais de 60 mil visitantes no maior evento mundial sobre o clima, a COP 30. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Hoteis (ABIH), são necessários cerca de 34.633 leitos a mais em hoteis para atender a demanda. Atualmente, a capital do Pará tem apenas 25.367 vagas para hospedagem, configurando apenas 42% da capacidade necessária. Para a ABIH, a ajuda do poder público será fundamental nesse processo de construção.

Um exemplo concreto desse problema é um hotel com 93 quartos e capacidade para 201 hóspedes, que já esgotou todas as suas reservas para a Cúpula da Amazônia. A gestora de um dos hoteis locais, Ariane Mathne, revela a preocupação dos estabelecimentos em atender à demanda, ressaltando a dificuldade de adaptação das estruturas físicas. "Na verdade, a gente não conseguiu atender a demanda para a categoria do nosso hotel em virtude da nossa estrutura física. Esse é o momento que a gente sempre quis ver e a gente está vivendo, mas não está conseguindo receber a demanda necessária para esse evento."

O pesquisador de Relações Internacionais, Mário Tito, ressalta a urgência em encontrar soluções para esse problema: "Talvez uma das questões mais sérias a serem resolvidas é pensar isso agora. Se nós não pensarmos em planejamento agora, se deixarmos para o próximo ano, não tem como resolver."

Diante desse cenário, surgem possíveis alternativas para suprir a carência de leitos. Tony Santiago, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis, destaca a possibilidade de trazer transatlânticos, que podem acomodar até 6 mil pessoas, além de explorar municípios localizados a até 200 km de Belém, como Salinas.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas