Matérias
Economia

BC lançará moeda de R$ 5 em homenagem aos 200 anos da 1ª Constituição Brasileira

A cerimônia de lançamento está agendada para a próxima quinta-feira (11)

Escrito por
Thiago Freire
April 09, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação

O Banco Central se prepara para lançar uma moeda comemorativa em homenagem aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil. A cerimônia de lançamento está agendada para a próxima quinta-feira (11), às 9h30, no Salão Nobre do Congresso Nacional.

A moeda, feita de prata e com valor de face de R$ 5, simboliza o reconhecimento do Banco Central ao Poder Legislativo. Essa homenagem marca o bicentenário da primeira Constituição, que introduziu o bicameralismo no país, estabelecendo a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Leia Também

O evento, que originalmente estava previsto para março, foi autorizado em novembro do ano passado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), composto pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

A primeira Constituição brasileira foi outorgada em 25 de março de 1824 por D. Pedro I. Entre suas medidas mais significativas, destaca-se o fortalecimento do poder pessoal do imperador, por meio da criação do Poder Moderador, que estava acima dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas