O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (7) que o real digital será chamado de “Drex”. O nome foi criado pela área de marketing do BC, assim como Pix.
O lançamento do real digital está previsto para o final de 2024. A moeda digital será uma forma eletrônica de pagamento que poderá ser usada para realizar compras, pagamentos e transferências de dinheiro.
O Drex será uma moeda segura e regulamentada pelo BC. Ele será baseado em tecnologia blockchain, que é uma tecnologia de registro descentralizado que permite o registro seguro e transparente de transações.
O lançamento do real digital é uma iniciativa importante para o BC. A moeda digital permitirá o desenvolvimento de novos negócios e o acesso democrático por cidadãos e empreendedores.
A operação padrão de servidores do BC está afetando todos os processos, incluindo o desenvolvimento do real digital. No entanto, o BC não deu detalhes sobre eventual atraso no projeto.
O BC divulgou em maio a lista de instituições selecionadas para participarem do desenvolvimento do piloto do real digital. As instituições selecionadas são:
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Itaú Unibanco
- Bradesco
- Santander
- BTG Pactual
- XP Investimentos
- Mercado Pago
- Nubank
- PicPay
O piloto do real digital deve começar em breve. O objetivo do piloto é testar a tecnologia e a segurança da moeda digital.
O lançamento do real digital é um marco importante para o Brasil. A moeda digital permitirá o desenvolvimento de novos negócios e o acesso democrático por cidadãos e empreendedores.