Matérias
Amazonas

Bancários da Caixa Econômica e Banco da Amazônia mantêm greve no Amazonas

Agências seguem fechadas em todo o estado, com apenas serviços essenciais sendo atendidos; movimento discute nova proposta.

Escrito por
Redação
September 11, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Rede Amazônica

Os bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco da Amazônia (Basa) no Amazonas decidiram manter a greve iniciada no estado, mantendo agências de portas fechadas e apenas serviços essenciais em operação. A decisão foi tomada após a rejeição da primeira proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), apresentada em assembleia no dia 30 de agosto.

Segundo Lindenberg Barbosa, presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas, a categoria reivindica um reajuste salarial de 5%, além do retorno dos servidores que atuavam nos caixas de atendimento e dos tesoureiros, e o fim das demissões sem justa causa. “A greve continua, não só pelo índice de reajuste, mas também por causas específicas que fragilizam e não garantem o emprego dos colegas”, afirmou Barbosa.

De acordo com o sindicato, 65% das agências da Caixa Econômica e 100% das agências do Basa estão fechadas. Uma nova proposta foi apresentada pela Fenaban nesta terça-feira (10), e a categoria deve avaliá-la em uma nova reunião nesta quarta-feira (11).

Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que a proposta já foi aceita por servidores do Banco do Brasil e funcionários de bancos privados, e as negociações continuam com os demais. O prazo para uma definição foi estendido até 17 de setembro.

Para os clientes, a Caixa destaca que, além das agências, os serviços podem ser acessados através de unidades lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui, e pelos canais digitais, como o Internet Banking, WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e aplicativos como CAIXA Tem, Cartões CAIXA, FGTS, entre outros.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas