Uma assessora parlamentar foi detida nesta quinta-feira (3), no Aeroporto de Flores, no Aeroclube, em Manaus, após a Polícia Federal (PF) encontrar R$ 20 mil em espécie sob posse da mesma. A mulher estava prestes a embarcar para Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas. Durante a ação, o parlamentar que acompanhava a assessora também foi submetido a inspeção. Os nomes não foram divulgados.
Segundo a PF, a assessora não conseguiu comprovar a legalidade do saque e afirmou não ter conhecimento sobre a procedência do dinheiro. O parlamentar, no entanto, admitiu que a quantia apreendida pertencia a ele, o que levantou suspeitas sobre a legalidade do montante. Em resposta à situação, a Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar os acontecimentos.
“A PF encaminhou ambos os investigados para a Superintendência Regional para prestar esclarecimentos”, diz trecho da nota.
MAS, O QUE É CRIME ELEITORAL?
Crimes eleitorais dizem respeito a uma série de práticas ilegais que podem ocorrer durante o processo eleitoral. Isso inclui:
- Compra de votos;
- Uso indevido de recursos públicos;
- Abuso de poder econômico e financeiro;
- Derramamento de santinhos, ou seja, jogar santinho na rua;
- Boca de urna, o que significa a atuação de cabos eleitorais pedindo votos para o seu candidato ou partido no dia das eleições;
- Divulgação de informações falsas sobre candidatos ou partidos;
- Transporte indevido de eleitores;
- Falsidade ideológica, entre outros crimes eleitorais.
A legislação brasileira ainda estabelece punições severas para esses crimes, uma vez que comprometem a integridade do processo democrático.