Matérias
Política

Após visita ao Amazonas, Lula fala de estiagem, vida dos Yanomamis e critica governador de Roraima

"Nós estamos tentando cuidar da forma mais eficaz possível, numa situação muito difícil"

Escrito por
Redação
September 11, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Nesta quarta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista à TV Norte para falar sobre sua visita ao Amazonas, ocorrida na terça (10). Durante a conversa, Lula destacou a difícil situação da Amazônia, castigada por estiagem e queimadas, e ainda criticou o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), por falas envolvendo os povos Yanomamis.

VIAGEM NECESSÁRIA

Segundo Lula, a viagem ao Amazonas se fazia necessária, pois estando em Brasília, apenas acompanhando por meio de veículos de comunicação locais da região, não tinha a noção exata de como significava falar sobre a seca severa na Amazônia sem verificar de perto a realidade da população.

RORAIMA E OS YANOMAMIS

Durante a entrevista, o presidente foi questionado sobre a fala do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), em relação à morte dos indígenas Yanomamis pelos garimpos no estado, no qual o governador alega que não são realizadas ações de combate nesse sentido porque existe a falta de apoio financeiro do Governo Federal.

Lula, por outro lado, acredita que a declaração do governador foi infeliz e faltou com a verdade. Ainda segundo Lula, existe uma sala de situação montada na cidade de Boa Vista e o Governo Federal tem a representação de mais de dez ministros.

“Nós estamos tentando cuidar da forma mais eficaz possível, numa situação muito difícil, nós já destruímos lá 757 dragas e balsas de garimpeiros, tudo isso em 2003 e até esse mês 666 dragas e balsas, este ano de 2024. A Polícia Federal fez 17 ações de combate ao financiamento ilegal de garimpo Yanomami, com prisões, mandados de busca e bloqueios de recursos obtidos que financiavam garimpo ilegal”, disse o presidente.

COMUNIDADES RIBEIRINHAS

Lula destacou algumas comunidades que visitou em sua passagem pelo estado, sendo elas: comunidade Canaã, situada às margens do rio Amazonas, São Sebastião do Curumitá e Campo Novo, localizadas no município de Alvarães, distante cerca de 351 quilômetro de Manaus.

O mandatário teve a colaboração do Exército Brasileiro, que colocou aviões à disposição da comitiva para a realização dessas visitas a estes locais da região.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas