Matérias
Política

Após polêmicas, proposta de CPI dos Empréstimos tem nova liderança

A troca no comando da proposta ocorre após o vereador Rodrigo Guedes (PP), que inicialmente liderava o processo, anunciar a saída da função por meio das redes sociais

Escrito por
Rhyvia Araujo
April 11, 2025
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação

Em mais um capítulo das movimentações políticas na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Coronel Rosses (PL) assumiu, nesta quinta-feira (10), o comando do requerimento com foco na abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os empréstimos que somam mais de R$ 1,6 bilhão firmados pela Prefeitura de Manaus sob comando do prefeito David Almeida (Avante).

Ao assumir o posto, Rosses afirmou que o processo será conduzido com independência e transparência. “A CPI vai buscar respostas claras sobre os critérios e a legalidade desses empréstimos. A população tem o direito de saber como está sendo usado o dinheiro público”, declarou.

A troca acontece após o vereador Rodrigo Guedes (PP), que inicialmente liderava o processo, anunciar a saída da função por meio das redes sociais.

“Não servirei de desculpa para não assinarem a CPI dos Empréstimos!”, disse Guedes.

Ontem (10/04), a proposta sofreu um revés. Em nota publicada nas redes sociais, o vereador Saimon Bessa (União Brasil) justificou a retirada da assinatura do requerimento, argumentando que a proposta se desviou do propósito original e acabou sendo utilizada como palco para disputas pessoais e conflitos políticos.

“Entendo que não há mais as condições mínimas necessárias para que ela [CPI] cumpra o papel que a sociedade espera: apurar os fatos com seriedade e compromisso com a verdade. Acredito que, quando uma CPI se transforma em espetáculo, o Legislativo perde sua essência. E, mais uma vez, quem perde é a população”, afirmou o parlamentar.

A rejeição ao requerimento ocorreu após os vereadores Rodrigo Guedes (PP) e Aldenor Lima (UB) entrarem em atrito. Na segunda-feira (8), ao ser questionado pelo Diário da Capital se assinaria ou não o requerimento da Comissão, Aldenor disse que estava aberto à possibilidade de assinar a CPI, mas afirmou que um diálogo prévio com o vereador Rodrigo Guedes (PP), autor do pedido, seria necessário.

Agora, o futuro da Comissão Parlamentar depende de novas articulações dentro da CMM. Sem a assinatura de Bessa, a ‘CPI dos Empréstimos’ conta com apenas 10 nomes, sendo eles: Rodrigo Guedes (PP), autor do pedido, Coronel Rosses (PL), Rodrigo Sá (PP), Zé Ricardo (PT), Salazar (PL), Thaysa Lippy (PRD), Diego Afonso (UB), Ivo Neto (PMB), Raiff Matos (PL) e Capitão Carpê (PL).

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas