Matérias
Ciência e Tecnologia

Após denúncias, Apple dificulta acesso governamental a dados

Essa mudança alinha a empresa ao padrão adotado pelo Google

Escrito por
Thiago Freire
December 14, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

As gigantes de tecnologia iOS e Android, após receberem solicitações de agências governamentais, confirmaram o recebimento desses pedidos. Diante da repercussão do caso, a Apple tomou medidas para dificultar o acesso, sob justificativa de proteção da privacidade dos usuários, modificando sua política sem aviso prévio, conforme identificado em uma adição à página de diretrizes para aplicação da lei na última segunda-feira (11).

A alteração da política da Apple torna mais rigoroso o acesso às notificações do celular por parte das agências governamentais, exigindo explicitamente mandados de busca e ordens judiciais para o repasse dessas informações. Essa mudança alinha a empresa ao padrão adotado pelo Google.

O senador Wyden, responsável pela denúncia, afirmou que governos podem ter acesso aos conteúdos não criptografados enviados com as notificações push após solicitações feitas às grandes empresas de tecnologia. Esses dados incluem desde códigos associados ao aplicativo até o texto enviado ao usuário, dependendo do caso.

Com essas informações em mãos, as autoridades poderiam identificar qual aplicativo enviou a notificação, o momento em que foi lançada, e até mesmo o modelo do celular que a recebeu, além de descobrir o Apple ID ou a conta Google associada ao dispositivo.

O senador Wyden solicitou ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos que as empresas forneçam informações mais detalhadas sobre as solicitações feitas pelos governos, buscando aumentar a transparência do processo. Atualmente, as empresas são impedidas de divulgar esses dados ao público, e a iniciativa reforça a importância crescente da proteção da privacidade dos usuários diante das crescentes demandas por dados por parte dos governos.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas