Matérias
Educação

Após adiamento, resultado do Sisu 2024 será divulgado hoje

A divulgação estava originalmente programada para a tarde de terça-feira (30)

Escrito por
Thiago Freire
January 31, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Os aguardados resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 deverão ser disponibilizados nesta quarta-feira (31), conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). A divulgação estava originalmente programada para a tarde de terça-feira (30), porém, foi adiada devido a problemas técnicos não especificados pelo órgão responsável.

Até a finalização desta matéria, os resultados ainda não foram divulgados, e o MEC não forneceu informações sobre o horário exato de publicação.

SISU 2024 

Em 2024, o Sisu apresentou alterações significativas, com destaque para a realização de apenas uma edição anual, em janeiro, eliminando o processo seletivo que ocorria no meio do ano. Além disso, houve mudanças nas regras para adesão ao sistema de cotas, impactando a forma como os candidatos concorrem às vagas.

Aqueles que forem aprovados deverão realizar a matrícula nas instituições de ensino no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024. Em caso de não aprovação, os candidatos têm a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024. Os resultados dessa lista serão divulgados por cada faculdade.

O Sisu 2024 oferece mais de 260 mil vagas em universidades públicas de todo o país, e a seleção é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. É importante ressaltar que apenas alunos que obtiveram nota acima de zero na redação do Enem são aptos a participar do processo seletivo do Sisu.

A edição única do Sisu para o primeiro e o segundo semestre letivo de 2024 segue o seguinte cronograma:

  • Resultados da 1ª chamada: 31 de janeiro de 2024 (adiado);
  • Matrículas: 1 a 7 de fevereiro de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 31 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024;
  • Resultados das listas de espera: datas a serem definidas por cada universidade;
  • O Sisu 2024 conta com 264.181 vagas distribuídas em 6.827 cursos de 127 instituições de educação superior. 

As listas com os nomes dos aprovados estarão acessíveis no site oficial do programa (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas