Matérias
Cultura e Entretenimento

Após 10 anos Guerreiros Mura volta a brilhar e conquista o 15º título no Festival Folclórico de Manacapuru

A vitória veio com o tema "Sob o Véu de Iacy".

Escrito por
Redação
September 03, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: David Martins

Após um longo intervalo de dez anos, a ciranda Guerreiros Mura, do bairro da Liberdade, em Manacapuru, voltou a conquistar o título do Festival Folclórico de Manacapuru. Com uma performance marcada pela força e tradição, a Guerreiros Mura sagrou-se campeã da 26ª edição do festival, alcançando 279,5 pontos.

O tema escolhido para este ano, “Sob o Véu de Iacy”, levou o público a uma imersão noturna na floresta Amazônica, onde figuras lendárias protegiam a natureza contra a ameaça de um caçador. A apresentação, realizada no domingo (1), destacou-se pela riqueza de detalhes e pela forte conexão com a cultura amazônica.

Lurdem Cley Monteiro, diretor geral da Guerreiros Mura, expressou o orgulho e a emoção pelo retorno ao topo: “devíamos essa vitória a todos os que fazem parte da nossa nação. Foi um trabalho árduo, e todos, desde os cirandeiros até os técnicos e costureiras, estão de parabéns. Voltamos ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído”.

Este triunfo marca o 15º título da Guerreiros Mura no festival. No ano passado, com o tema “Urihi – Terra Floresta”, a ciranda terminou em terceiro lugar. Na apresentação deste ano, o público foi surpreendido pelo impacto visual e narrativo do caçador sendo levado para as profundezas do rio, onde os protetores da floresta emergem para defender a natureza. O cordão de cirandeiros, composto por 20 pares, representou os filhos de Anhangá, uma figura poderosa da cosmovisão indígena.

Leon Medeiros, um dos cirandistas da Guerreiros Mura, também destacou a importância do trabalho coletivo: “Nada disso seria possível sem o nosso presidente Renato Teles e a dedicação de toda a equipe. Estou certo de que, daqui em diante, a Guerreiros Mura continuará lutando por títulos, como ela merece”.

A última vitória da Guerreiros Mura havia sido em 2014, com o tema “Bravos Índios Mura: Das Lutas à Vitória, a Consagração dos Guerreiros Cirandeiros”. Em 2016, houve um empate entre as cirandas participantes, mas em 2023, a ciranda Tradicional conquistou o título com o tema “O Eldorado Encantado”.

A apuração dos resultados deste ano ocorreu no Parque do Ingá, conduzida pelo presidente da comissão julgadora, Beto Brandão. As cirandas Flor Matizada e Tradicional perderam um ponto cada por descumprimento de normas, terminando em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 278,7 e 278 pontos.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas