Nesta terça-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu a aprovação para a versão atualizada da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, adaptada para a variante XBB 1.15, que faz parte das linhagens da ômicron.
O imunizante foi autorizado como aplicação única de reforço para todos a partir de 6 meses de idade, independentemente do estágio de vacinação anterior, com um intervalo de ao menos três meses após a última dose.
Além disso, a Anvisa também deu sinal verde para que a nova vacina seja utilizada como início do esquema vacinal para aqueles que ainda não buscaram proteção. No entanto, há uma variação nas orientações conforme a faixa etária.
Para crianças de 6 meses a 5 anos, a vacinação deve iniciar com três doses. As duas primeiras devem ser aplicadas com um intervalo de três semanas entre elas, e a terceira deve ser administrada oito semanas após a segunda dose. Para pessoas acima de 5 anos, o esquema primário de imunização pode ser realizado com uma aplicação única da vacina.