Matérias
Saúde e Bem Estar

Anvisa aprova vacina para vírus respiratório em idosos

Imunizante é indicado para a prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo VSR

Escrito por
Thiago Freire
December 05, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta segunda-feira (4), a aprovação do registro da vacina Arexvy, desenvolvida pela GlaxoSmithKline, para a prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) - reconhecido como o principal agente causador da bronquiolite.

A vacina foi especificamente aprovada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais, sendo administrada por via intramuscular em dose única. A tecnologia empregada na produção do imunizante é a de proteína recombinante, na qual uma substância semelhante à encontrada na superfície do VSR é fabricada na indústria para estimular a produção de anticorpos e, assim, promover a imunidade.

A Anvisa classificou o pedido de registro da Arexvy como prioritário, considerando a condição séria e debilitante causada pelo VSR. A doença, especialmente impactante na faixa etária de 60 anos ou mais, é associada a um significativo índice de hospitalizações decorrentes de infecção pelo vírus.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas