Matérias
Oportunidade

Amazonas terá 64 vagas no alistamento militar feminino

Pela primeira vez, o alistamento feminino é voluntário e oferece oportunidades nas Forças Armadas, com inscrições abertas até 30 de junho.

Escrito por
Redação
January 03, 2025
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Exército Brasileiro

Com a chegada de 2025, as mulheres brasileiras têm, pela primeira vez, a oportunidade de se alistar voluntariamente no Serviço Militar, podendo disputar vagas temporárias nas Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica. No total, serão oferecidas 1.465 vagas, sendo 64 delas destinadas ao Amazonas. O alistamento foi iniciado na última quarta-feira (1º) e segue até 30 de junho deste ano.

De acordo com o Ministério da Defesa, até às 12 horas deste dia 3 de janeiro, 7 mil mulheres já se alistaram para concorrer a uma das vagas disponibilizadas em Brasília (DF) e em outros 28 municípios de 13 estados.

O alistamento é voltado para mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos neste ano, e que residem nos municípios contemplados inicialmente pelo Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF). O Ministério da Defesa destacou ainda que o alistamento feminino é voluntário, diferentemente do masculino, que é obrigatório.

O prazo para o alistamento vai até 30 de junho de 2025, e, conforme o cronograma publicado no Diário Oficial da União em novembro do ano anterior, não haverá prorrogação.

Como se alistar

O processo pode ser realizado online, através do site oficial (alistamento.eb.mil.br), ou presencialmente em uma das Juntas de Serviço Militar (JSM). Em Manaus, as JSM estão localizadas nos seguintes endereços:

  • JSM Manaus 29/034: Avenida Compensa, 770, Vila da Prata (Casa Milita);
  • JSM Manaus 29/098: Avenida Noel Nutels, 1762, Cidade Nova;
  • JSM Manaus 29/099: Avenida Camapuã, 2939, Cidade de Manaus;
  • JSM Manaus 29/100: Avenida Desembargador João Machado, 4922, Alvorada;
  • JSM Manaus 29/101: Avenida Brasil, 1325, Compensa;

Quem optar pelo alistamento presencial deverá apresentar a certidão de nascimento ou documento equivalente, comprovante de residência, CPF ou documento equivalente, e, no caso de brasileiras naturalizadas ou optantes pela nacionalidade, o certificado de naturalização ou termo de opção.

As alistadas passarão por um processo seletivo que inclui entrevistas, exames clínicos e laboratoriais, testes físicos e outros critérios específicos das Forças Armadas.

Início

Embora o alistamento comece em 2025, a incorporação das mulheres no serviço militar ocorrerá apenas em 2026. A primeira turma, o Grupamento A, será incorporada entre os dias 2 e 6 de março de 2026, e a segunda turma, o Grupamento B, será incorporada de 3 a 7 de agosto do mesmo ano. 

As mulheres serão incorporadas como marinheiros-recrutas na Marinha, soldados no Exército ou soldados de segunda classe na Força Aérea, com possibilidade de prorrogação do serviço por até oito anos, renovável anualmente.

Conforme o Decreto nº 12.154, de 27 agosto de 2024, o serviço militar terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. O Ministério da Defesa pretende aumentar, progressivamente, o número de mulheres recrutadas pelo Serviço Militar Inicial Feminino, atingindo o índice de 20% das vagas.

As Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Atualmente, elas atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas