O Amazonas foi selecionado para sediar o 9º Fórum Nacional de Museus, em 2026, após uma votação entre os participantes do 8º Fórum, que ocorreu em Fortaleza entre os dias 25 e 30 de novembro. O evento, de abrangência nacional, foi criado para promover debates aprofundados sobre o setor de museus e possibilitar o intercâmbio de experiências entre os profissionais da área.
Na edição deste ano, o objetivo principal foi refletir e definir diretrizes para o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e fortalecer as bases para a criação de uma rede nacional de museus, representada pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
Este ano, o Fórum também teve um caráter de retomada, já que a última edição aconteceu em 2017, sete anos atrás. O tema abordado foi “Democracia e Direito à Memória”. Durante o evento, foram formados quatro grupos de trabalho para formalizar e implementar as propostas do PNSM, válido para o período de 2025 a 2035.
“A aprovação do Plano Nacional Setorial de Museus foi uma grande conquista, especialmente após sete anos sem a realização deste fórum”, afirmou Aline Santana, diretora do Departamento de Gestão de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Ela destacou ainda a importância da edição de 2023, que conseguiu reunir um número recorde de representantes dos estados brasileiros, membros do Sistema Nacional de Museus.
Para Aline Santana, o Fórum Nacional de Museus em 2026 no Amazonas será uma excelente oportunidade para mostrar as ações, programas e iniciativas desenvolvidas no estado.
“Em nosso estado, temos sete museus sob a administração da Secretaria de Cultura, Economia e Criativa. Sempre realizamos atividades paralelas nesses espaços, pois museus são, antes de tudo, educação, cultura, arte, entretenimento, memória, identidade e patrimônio”, enfatizou.