A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) anunciou na terça-feira (20) que o estado recebeu 521.800 doses da vacina contra a influenza, enviadas pelo Ministério da Saúde. Estas vacinas serão distribuídas entre os 62 municípios do Amazonas, preparando o estado para a Campanha de Vacinação, que ocorrerá entre 2 de setembro e 26 de outubro de 2024.
O objetivo da campanha é vacinar 1.758.343 pessoas, com uma meta de cobertura de 90% entre os grupos prioritários. O ponto alto da campanha será o Dia D de mobilização, marcado para 28 de setembro, quando postos de saúde em todo o estado estarão disponíveis para a imunização.
A vacinação será oferecida para grupos prioritários, incluindo:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias).
- Gestantes e puérperas.
- Profissionais da saúde e educação.
- Idosos.
- População indígena.
- Pessoas em situação de rua.
- Profissionais das forças de segurança e salvamento.
- Forças Armadas.
- Pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente.
- Caminhoneiros e trabalhadores de transportes coletivos.
- Trabalhadores portuários.
- Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o Amazonas segue um calendário diferenciado em relação à vacinação contra a Influenza, iniciando a campanha antes do período chuvoso, que costuma coincidir com um aumento nos casos de gripe.
A FVS-RCP orienta que todos os cidadãos levem a carteira de vacinação, documento de identidade com foto e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS) no momento da vacinação.